Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Filme da Semana: ´SH: A Game of Shadows - SH: Jogo de Sombras' (análise)





Ficha Técnica:
Elenco / Créditos

Com: Robert Downey Jr, Jude Law, Jared Harris, Noomi Rapace, Stephen Fry e Rachel MacAdams
Realizado por: Guy Ritchie
Argumento: Michele Mulroney / Kieran Mulroney
Produção: Vários
Género: Acção / Aventura / Crime
Data Estreia: 05 Janeiro de 2012
Distribuidores: Warner Bros.Pictures / Village Roadshow Pictures / Silver Pictures

5 comentários:

  1. Holmes vs. Moryarti! Quem vencerá?!
    Esta semana o grande destaque no leque de antestreias é sem dúvida este ‘Jogo de Sombras’ a prevista sequela do enorme sucesso que foi o filme original em 2009 arrecadando receitas de muitos milhões por todo o mundo!
    Felizmente, salvo certos momentos, esta sequela cumpre bem o seu papel e os fãs do primeiro filme certamente encontrarão aqui razões mais do que suficientes!
    Guy Ritchie, o realizador do original, tomou novamente os comandos desta sequela e junta mais uma vez uma das duplas mais famosas da história, o famoso detective Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) e o seu fiel amigo recém-casado Dr. James Watson (Jude Law).
    Sem dúvida a grande novidade desta sequela é a apresentação do arqui-inimigo de Holmes, o temível Prof. James Moriarty papel a cargo do veterano Jared Harris numa representação muito bem conseguida!
    Depois da sua personagem ser brevemente introduzida no filme original, esta sequela gira em torno dum autêntico jogo de rato e gato que seguimos durante todo o filme entre duas das mais brilhantes mentes da época, infelizmente com propósitos bem distintos!
    Outra das novidades é a amplitude desta sequela que deixa a Inglaterra e nos vai levar numa viagem por várias cidades europeias, entre elas, França e Suiça!
    O filme começa em grande com o irreverente Holmes a seguir os seus instintos e tentando deslindar a origem duma série de ataques à bomba que têm lançado o caos!
    A sua persistência leva-o sempre à mesma pessoa: Moriarty que claro tem os seus próprios interesses por detrás destes eventos e que servem de fio condutor ao longo de todo o filme, pelo que nos ficámos por aqui quanto a que interesses serão esses!
    Digamos apenas que quando Moriarty e Holmes se encontram pela primeira vez, as cartas são postas em cima da mesa e dão início a uma verdadeira disputa entre estes dois rivais igualmente inteligentes e que poderá colocar em perigo inúmeras vidas.
    Claro que Holmes não pode seguir nesta aventura sozinho e tem o seu companheiro de sempre, Dr. Watson para o acompanhar e ajudar claro!
    No resto do elenco temos de volta Irene Adler (Rachel MacAdams) como “menina de recados” de Moriarty e claro a paixão amorosa de Holmes, mas infelizmente se no primeiro filme o seu papel foi deveras importante, aqui sai rapidamente de cena (numa talvez má opção do realizador) para dar lugar a outra novidade desta sequela, a bela actriz Noomi Rapace no papel de cigana Simza Heron, mais conhecida pelo seu envolvimento na trilogia de filmes ‘Millennium’mas que aqui tem muito pouco para fazer a não ser servir quase como guia da dupla principal!
    Um autêntico desperdício no que poderia ter sido um muito melhor papel! Uma pena!
    Claro que outro forte ingrediente é o humor apesar de nem sempre ter a piada esperada e certas cenas parecerem algo fora do sítio para um filme destes! Mas há algumas cenas verdadeiramente hilariantes muito à custa dos disparatados disfarces de Holmes para se desenvencilhar das mais variadas situações e claro as constantes discussões com Watson!!
    Outro papel engraçado está entregue a uma nova personagem nesta sequela, o irmão de Holmes, Mycrof Holmes (Stephen Fry) que a toda a hora aproveita para gozar com o seu irmão mais novo e fazê-lo sentir diminuído!

    ResponderEliminar
  2. Por falar em Sherlock Holmes, Downey Jr. volta a interpretar de forma soberba o carismático detective ainda que em dados momentos nos pareça algo exuberante de mais e é quase impossível não se comparar o seu papel com outro brilhante actor, Benedict Cumberbatch na série da BBC actualmente na sua 2ª Temporada sobre o famoso detective e cuja interpretação de Sherlock Holmes é igualmente mais que satisfatória!
    Duas interpretações algo distintas, sobre a mesma personagem, mas igualmente boas!
    Jude Law dá também uma dimensão muito própria como Watson e funciona quase como a voz da razão contra os não sempre convencionais métodos de Holmes!
    Fantástico está Jared Harris como Moriarty, um homem frio e sem escrúpulos e que desde a primeira cena transmite a sensação de não brincar em serviço e ser capaz de tudo para conseguir o que quer! Um adversário mais do que digno para a nossa dupla de heróis! Destaque ainda para
    Do ponto de vista técnico Guy Ritchie faz um trabalho soberbo trazendo à vida as cidades da época com belíssimos cenários e todo o ambiente envolvente! São também muitas as cenas onde podemos apreciar a mente brilhante de Holmes em acção, e as fantásticas sequências onde vimos o “ensaiar” de Holmes antes de avançar com a sua ideia em cenas memoráveis e cheias de emoção!
    Mas sem dúvida os dois pontos altos no filme e que nos fazem ficar de queixos caídos são a cena a bordo do comboio e a devastadora cena de tiroteio na floresta filmada em super câmera lenta e que nos faz ver cada detalhe do que se está a passar numa sequeência brilhantemente filmada!
    Por último, destaque para toda a parte final que irá pôr Holmes e Moriarty no derradeiro teste num dos melhores momentos! Digamos apenas que os apreciadores de xadrez vão salivar por mais!
    Em conclusão, ‘Jogo de Sombras’ é uma sólida continuação mas fica a sensação que com o talento envolvido, podia ter saído daqui algo ainda melhor!
    Há cenas que não funcionam muito bem e pontos da história que por vezes se atropelam, mas no final, o bom sobrepõem-se ao menos bom e temos aqui um dos filmes fortes do ano!
    Se viram o primeiro, certamente gostarão desta sequela!
    Leva um 4.0, Bom/Aprovado!

    O melhor:
    - A dupla de protagonistas e o arrepiante vilão; a fiel recriação da época e todos os cenários que nos transportam para o interior do filme; a envolvente banda-sonora; todas as sequências de acção filmadas de forma detalhada e que nos deixam a berrar por mais!

    O pior:
    - Certas partes de humor algo exageradas; o papel de algumas personagens muito mal aproveitado; o “excesso” Hollywoodesco pode não agradar a todos; uma boa sequela... mas tinha espaço e meios para crescer mais!

    ResponderEliminar
  3. Excelente filme mais uma vez! Pouca à a dizer a não ser que é um must see deste ano! História muito boa, a química entre os dois actores principais continua em grande, e juntando a isto um filme bem realizado e temos um filme 5 estrelas! No entanto, não poderei deixar de dizer que a actriz do millenium tem muito pouco protagonismo, tendo mesmo um papel pouco expressivo, ao contrario de Rachel (que desaparece rapidamente para não haver "conflito" de actrizes principais neste filme, mas o que nos deixa a pensar, se rachel sai de cena, porque é que Noomi não tem um melhor papel?) no primeiro filme. Por fim, dois pontos, acho que não podemos comparar Downing Junior com seja quem for que faz também o Sherlock em series ou noutros filmes, pois acho que Downing supera qualquer um, um papel criado quase de perfeição para ele! E já agora, o que significa "o “excesso” Hollywoodesco pode não agradar a todos"?

    ResponderEliminar
  4. É realmente a cigana pouco faz no filme mas também digamos que fez do papel o que podia fazer... não terá sido bem pensado! podia por exemplo ter feito o papel de aliada do Moriarty e fazer de má da fita...
    Quanto a essa afirmação do Downey Jr. superar qualquer um não será bem assim, faz uma interpretação do Sherlock à sua maneira, não quer dizer que seja a melhor de sempre! E falo com conhecimento de causa! E aquilo do excesso Hollywoodesco tem precisamente haver com um facto que nesta segunda parte não foi tão bem explorado aquele conceito dele "demonstrar" a sua intuição e dedução de análise ficou um pouco àquem do primeiro filme onde se viu mais desse aspecto!
    Daí dizer que aquele pessoal com mais idade e que conhece bem a personagem pode não gostar tanto desta versão mais moderna!
    A personagem do Sherlock Holmes é no fundo mais conhecida pela sua faceta de detective, a capacidade de resolver crimes muito rapidamente e analisar cenas de crime olhando para todos os detalhes. No primeiro filme isso aconteceu mas neste essas partes são quase passadas a correr!
    Mas pronto os filmes para cinema têm sempre essa tendência para mostrar grandes sequências de acção e aquelas explosões em grande escala, mas isso foge um bocadinho ao conceito original desta história!
    Ainda assim, é um bom filme não se pode dizer que não!

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo não posso fazer comparação com o primeiro filme pois não me recorda assim tão bem, mas do que me lembro é parecido com este... Mas claro outro tema... com outro contexto... Mas a receita é a mesma. Não concordo muito com o 'Hollywoodesco' e a definição que fizes te, pois acho que mantém mesma receita... Sobre o Downing, acho que fui bem explicito mas volto a dizer, acho que pro papel que existe neste filme, para representar este Sherlock, não à melhor! Agora comparar um Sherlock mais cómico e com mais acção, que na minha opinião só o torna melhor do que o tipico e aborrecido Sherlock que só investiga filmes (quase que parece casos de policia...) não é correcto nem eficaz, portanto este é o melhor Sherlock, não vale a pena comparar com mais nenhum Sherlock 'mais serio' e Downing actor ideal para representa-lo!

    ResponderEliminar