Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tendencia de Confirmação

(from wikipedia)

Predisposição para a confirmação é uma tendência das pessoas favorecerem informação que confirme suas crenças ou hipóteses. Como resultado, as pessoas reúnem provas e lembranças de informações de forma seletiva, e interpretam na de uma forma tendenciosa. Os preconceitos são mais fortes para as questões emocionalmente fortes e crenças profundamente enraizadas. Eles também tendem a interpretar evidências ambíguas como apoio da sua posição actual. Pesquisa , interpretação e lembranças tendenciosas têm sido invocadas para explicar a atitude de polarização (quando um desentendimento se torna mais extrema, embora as diferentes partes estejam expostos à mesma evidência), perseverança, crença (quando as crenças persistem após a evidência, pois para eles a demonstração é falsa) , o efeito primazia irracional (a mais forte ponderação para os dados encontrados no início de uma série arbitrária) e correlação ilusória (em que as pessoas percebem falsamente uma associação entre dois eventos ou situações).

Uma série de experiências na década de 1960 sugeriu que as pessoas estão inclinados para confirmar suas crenças existentes. Trabalho posterior re-interpretaram esses resultados como uma tendência para testar idéias de uma forma unilateral, com foco em uma possibilidade e ignorando alternativas. Em certas situações, esta tendência pode forçar conclusões tendenciosas nas pessoas. Explicações para os desvios observados incluem pensamento per-formatado com seu desejo pessoal e da limitada da capacidade humana de processar informações. Outra explicação é que as pessoas mostram predisposição para a confirmação, porque eles pesam os custos de estar errado, ao invés de investigar de forma neutra e científica.

Preconceitos de confirmação contribuir para o excesso de confiança nas crenças pessoais e pode manter ou reforçar crenças em face de evidências contrárias. Decisões erradas devido a estas tendências têm sido encontrados em contextos militares, políticos e organizacionais, bem como no processo de conhecer outras pessoas.

4 comentários:

  1. bem pelo que percebi isto traduzido para Português são aquelas pessoas que têm tipo palas nos olhos e só vêm para a frente lol! é tipo os políticos ou o nosso querido Sócrates que tava convencidissimo que não precisávamos que pedir ajuda ao FMI porque tava tudo muito bem e afinal estávamos literalmente falidos... ou tipo o Bush que foi para o Iraque procurar armas de destruição maciça mas que estavam tão escondidas que nunca foram encontradas lol

    ResponderEliminar
  2. Sim, é mais ao menos isso... Pessoas que tem uma ideia já predefinida, e quando tentam encontrar provas, encontram a que lhes convém. Imagina alguém que meteu na cabeça que a terra é plana, e que ao procurar provas não liga nenhuma as provas que dizem que a terra é redonda e só liga as que (não sei quais serão...) dizem que é plana! há e alguma prova que não tenha nenhum significado claro, eles usam como argumento para sua tese!

    ResponderEliminar
  3. pá pronto mas aí entra o problema de que se 20 dizem que a terra é redonda e têm provas dadas e precisas, e só 2 dizem que a terra é plana e não têm provas, ou se as têm são duvidosas, bem paciências mas tenho de acreditar nos tais 20 lol

    ResponderEliminar
  4. Pois mas os tais 2 tem a ideia pre definida... Tipo fanático... Pode até estar todo o mundo contra ele... Lol

    ResponderEliminar