Número total de visualizações de páginas

domingo, 3 de junho de 2012

Filme da Semana: 'S.W. and the Huntsman - B.N. e o Caçador' (análise)






Ficha Técnica:
Elenco / Créditos

Com: Charlize Theron, Kristen Stweart, Chris Hemsworht, Sam Claffin e Sam Spruell
Realizado por: Rupert Sanders
Argumento: Vários
Produção: Vários
Género: Acção / Aventura / Drama
Data Estreia: 31 Maio de 2012
Distribuidores: Universal Pictures / Roth Films

3 comentários:

  1. A história da Branca de Neve… negra!

    Os Contos de Fada são terreno fértil para adaptações ao cinema e todos os anos, praticamente, surge uma nova proposta, em geral dirigida aos mais pequenos.
    Um dos mais populares é sem dúvida a história da Branca de Neve e os 7 anões cuja história é contada de infância em infância e que conseguiu a proeza de dar origem a 2 filmes praticamente em simultâneo sobre o mesmo tema.
    Mas porque nem só de bondade vive o mundo temos aqui uma proposta diferente e interessante do conto infantil (e que de infantil não tem nada).
    Portanto para os que pensam ir a correr levar os filhos ao cinema ver este filme, talvez seja melhor optar pela outra versão com Julia Roberts, em ‘Mirror Mirror’ (ainda nos cinemas).
    Para um público mais maduro e que se queira aventurar nesta versão “alternativa” e sombria certamente não ficará desiludido já que ‘Branca de Neve e o Caçador’ é um filme bem conseguido em praticamente todos os níveis.
    A história não precisa de muitas palavras e é essencialmente a mesma: uma Rainha bondosa e amada do seu povo dá à luz uma menina, exatamente como havia desejado “branca como a neve, cabelos negros como carvão e lábios vermelhos como sangue”.
    A menina cresceu e era amada por todos, e a história podia terminar com um “felizes para sempre”, mas claro isso não acontece.
    Anos mais tarde a Rainha morre deixando Branca de Neve (Kristen Stewart) e o Rei, que fragilizado pela perda, vê o seu Reino mergulhado em miséria e pobreza, dando origem a conflitos e guerras…
    É numa dessas guerras que o Rei se enamora por uma bela jovem de cabelos loiros mas cujo aspecto frágil e ternurento é apenas aparente, revelando-se na verdade como a malévola Ravenna (Charlize Theron), uma poderosa feiticeira.
    Servindo-se da sua beleza e juventude, Ravenna mergulha o reino num manto de escuridão e morte, em particular de todas as meninas mais jovens para ser a “mais bela de todas” e selando o destino de Branca de Neve numa prisão do castelo.
    Anos depois e quando a oportunidade surge, Branca de Neve consegue escapar ao mesmo tempo que Ravenna descobre que é ela a única com o poder para a destruir.
    É nesta altura que entra em cena O Caçador (Chris Hemsworth) o homem com a missão de capturar Branca de Neve e a entregar à Rainha. Será capaz?
    O estreante realizador Rupert Sanders faz aqui um trabalho sólido e competente que nem parece ser de alguém que dirige um filme pela primeira vez. A abordagem sombria, maquiavélica e quase tenebrosa que pauta todo o filme é refrescante e bem diferente do que seria de esperar com a história aqui em causa.
    Kristen Stewart que começa a participar em outros projectos agora que a saga Twilight está de saída, tem aqui um papel bem mais maduro e que lhe permitiu crescer como actriz.
    Aqueles tiques tão irritantes de teenager apaixonada de Twilight não surgem aqui e sinceramente a actriz tem neste filme o seu melhor papel e a sua prestação como Branca de Neve é credível e emotiva, na maior parte do tempo, dando dimensão suficiente às diferentes fases de emoção por que a personagem passa ao longo do filme, de menina frágil e assustada, até uma mulher madura que decide tomar posição e acabar com Ravenna duma vez por todas.

    ResponderEliminar
  2. Chris Hemsworth que tem participado nos grandes filmes da Marvel (Thor e Vingadores) tem aqui um papel algo diferente do que temos visto e talvez por isso a sua personagem não seja tão convincente como devia.
    Não ajuda também que a entre em cena praticamente a meio do filme obrigando a “apressar” os acontecimentos. Pelo meio ficamos a saber algumas coisas do seu passado mas fica a sensação de ser tudo demasiado superficial para nos ligarmos mais à sua personagem que no final de contas passa grande parte do tempo a cair de bêbado e a dar pancada!
    A culpa nem será tanto do actor mas antes do material que tem para trabalhar mas é uma pena que a sua história passada não seja melhor abordada e no fim de contas a sua personagem é apenas “agradável” de ver.
    A grande estrela do filme é sem dúvida a rainha malvada Ravenna e Charlize Theron rouba cena atrás de cena com uma frieza tal que sentimos todo o seu ódio e desprezo. Sem dúvida a vilã ideal e cada vez que Charlize aparece no ecrã parece saber a pouco… e de facto é uma pena que grande parte do meio do filme a rainha má “desapareça” para voltar a surgir apenas no final… Com a maldade estampada no rosto é fácil perceber porque toda a vida parece morrer em torno de tão maléfica criatura! Um grande papel da actriz sem dúvida!
    O resto do elenco incluí diversas outras personagens, como o irmã de Ravenna, Finn, cuja personagem é até interessante mas nunca parece arranjar lugar para crescer no resto do filme (será também culpa do ridículo corte de cabelo?); William, o “principe” encantado mas que sinceramente não tem lugar numa história que não tem tempo para o romance, nem intenção disso; e claro os 7 (8?) anões que provam ser uma adição valiosa no filme, em especial no final e que conseguem arrancar ainda algumas gargalhadas.
    Visualmente, ‘Branca de Neve’ é um festim para os olhos e os efeitos especiais estão muito bons, em especial toda a atmosfera tenebrosa e de morte da “Floresta Negra” e depois o “Santuário” onde vemos alguns notáveis efeitos CGI com todo o tipo de criaturas fantásticas presentes na história e que de outra forma, dificilmente ganhariam vida!
    Infelizmente alguns dos efeitos usados nas transformações físicas de Ravenna deixam algo a desejar mas ainda assim satisfazem!
    As batalhas são também bem executadas, em especial o exército de criaturas de Ravenna e a banda-sonora envolvente completam todo ambiente fantástico.
    ‘Branca de Neve e o Caçador’ é um sólido filme de aventura/fantasia que deverá agradar à maioria dos fãs deste tipo de filmes e apesar de uma ou outra falha menor, a sua abordagem diferente e mais “sombria” garante 2 horas bem passadas com acção e aventura suficientes para nos prender ao ecrã! Com uma sequela já a ser pensada, algo nos diz que ainda voltamos a ver Charlize Theron a fazer de má…
    Leva um 4.0, Bom/Aprovado!

    O melhor: Charlize Theron no papel de vilã; a sólida realização de um estreante; a abordagem diferente à história infantil; os fantásticos cenários e efeitos especiais que caracterizam o filme;

    O pior: O ritmo do filme nem sempre é o melhor; falta um maior desenvolvimento de algumas personagens; alguns aspectos da história que ficam por explorar;

    ResponderEliminar
  3. Não vi o filmes, mas pelo leque de actores e pelo tema tenho muita curiosidade para ver o filme, ainda para mais porque pelos vistos terá sido então bem feito!

    ResponderEliminar