Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Avanço cientifico

Engenheiros britânicos produzem gasolina a partir de ar





Uma equipa de engenheiros da cidade industrial Stockton-on-Tees, em Inglaterra, anunciou que conseguiu desenvolver gasolina a partir do ar e já produziu cinco litros, desde Agosto passado. A descoberta anunciada numa conferência do Instituto de Engenheiros Mecânicos, em Londres, poderá ajudar a controlar o aquecimento global.

Para a produção do combustível, a empresa Air Fuel Synthesis necessitou, no entanto, de recorrer à utilização energia eléctrica, mas a equipa acredita que seja possível criar a gasolina com fontes 100 por cento renováveis.

Segundo uma entrevista do chefe-executivo da empresa, Peter Harrison ao «The Independent», o sistema de produção é a partir de dióxido de carbono e vapor de água e, além disso, extrair o dióxido de carbono do ar irá reduzir o efeito estufa.

Este é um avanço científico de grandes proporções, tendo em conta que poderá acabar com a dependência de combustíveis fósseis.

O processo ainda é lento e caro, mas Harrison prevê que a empresa consiga produzir gasolina através de fontes renováveis até o final de 2014 e acredita que dentro de 15 anos, seja possível uma produção à escala de uma refinaria.

6 comentários:

  1. bom ótimas notícias!! até porque o preço da gasolina náo está nada barato! mas sinceramente não estou a ver isto ir para a frente assim com facilidade, as empresas produtoras de petróleo, tipo BP e assim decerto não váo achar piada nenhuma a isto e farão de tudo para atrasar o mais possível esta tecnologia!

    ResponderEliminar
  2. pois sao otimas noticias e para alem de ser muito bom para o ambiente consequentemente é melhor para nos cidadãos :)

    ResponderEliminar
  3. Seja como for, fica uma novidade bem interessante, e se calhar já da para imaginarmos como será nosso futuro quando formos velhinhos...

    ResponderEliminar
  4. quando formos velhinhos jã não precisamos de nos preocupar com gasolina eh eh eh

    ResponderEliminar
  5. Precisamos pois,não vais passar a tua velhice sentadinho no sofazinho a ver televisãozinha...Vais ser um cota todo aventureiro e conhecer novos lugares...ou não!!!De qualquer das formas,se não for para nos,certeza que será vantajoso para os nossos bisnetos,netos e por aí adiante

    ResponderEliminar
  6. Bom, quanto ao Carteirista tenho as minhas duvidas que algum dia ele venha a ser esse "aventureiro" que falas, pois a se-lo, deveria o ser enquanto é novo! Quanto a mim, se ainda cá tiver vivo, vai dar jeito...

    ResponderEliminar