Decifrando o “pum” dos peixes
Em entrevista à National Geographic, o biólogo Ben Wilson, do Centro de Ciências Marinhas de Bamfield, no Canadá, afirmou que os arenques possuem uma boa audição e que costumam fazer alguns barulhos esquisitos durante a noite, expelindo ar pelo ânus e criando pequenas bolhas. Posteriormente, testes em laboratórios confirmaram que os gases emitidos pela espécie não estão relacionados com a alimentação, já que o comportamento se repetia mesmo quando os arenques estavam de barriga vazia.
Curiosamente, a flatulência aumenta quando muitos peixes dessa espécie estão reunidos, o que pode ser um indicativo de que eles usam os “ventos” para se comunicar. Você pode ouvir o som emitido pelos arenques no vídeo acima. Esse comportamento foi batizado de Fast Repetitive Tick (Tiques Repetitivos e Rápidos), que pode ser abreviado como FRT, sigla muito similar à palavra em inglês para se referir ao flato: fart.
(já agora deixo aqui o vídeo que a nossa colega não colocou)
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/17242-bizarro-7-estudos-cientificos-muito-estranhos.htm#ixzz2DjbsnBnN
ah ah ah vou-me lembrar disto da próxima vez que for dar um mergulho! então estes porcos andam aí a fazer estas badalhoquices na água??? fogo!
ResponderEliminar"o “pum” dos peixinhos pode ser usado como protocolo de comunicação entre os indivíduos da espécie." simplesmente brilhante! Vou dizer ao pessoal da Internet que usa protocolos para tudo e para nada, que tem esta forma muito mais simples para resolver alguns problemas...
ResponderEliminarlol sim mas os peixes conseguem "ouvir" isto por milhares de Kms e pq estão dentro de água! nós não ouvimos assim tão bem nem estamos dentro de água lol
ResponderEliminarheheheh,mas mesmo que ouvissemos tão bem eu prefiro não usar este tipo de comunicação,é muito melhor resolver alguns problemas humanamente aceitavel embora seja as vezes complicado mas é melhor assim :)
ResponderEliminar