Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Maldição de Tecumseh

(from Wikipedia)

A Maldição de Tecumseh, maldição de Tippecanoe ou maldição dos 20 anos, é um termo com que se refere um padrão de acordo com o qual, entre os anos de 1840 e 1960, os presidentes dos Estados Unidos da América que tivessem vencido as eleições num ano terminado em zero (por exemplo 1840, 1860, 1880, etc.) morreriam durante o exercício do cargo.
É provável que esta maldição derive de um episódio sucedido cerca de 1811, depois da batalha de Tippecanoe que teve lugar entre as forças norte-americanas sob o comando do posteriormente candidato presidencial, William H. Harrison e os índios Shawnee, tribo ameríndia liderada por Tecumseh e seu irmão Tenskwatawa, conhecido pelo apelativo de "o Profeta". Supostamente Tenskwatawa lançou uma maldição contra Harrison e todos os futuros ocupantes da Casa Branca. Alegadamente, em 1836, enquanto Tenskwatawa posava para um retrato e os presentes discutiam o possível resultado das eleições, aquele terá lançado a sua profecia:
Cquote1.png Harrison não ganhará este ano o posto de Grande Chefe. Mas ganhará da próxima vez. E quando o fizer não terminará o seu mandato. Morrerá durante o exercício. Cquote2.png
Quando um dos presentes objetou que nenhum dos presidentes dos E.U.A. morrera durante o cargo continuou o Profeta:
Cquote1.png Digo-vos que Harrison morrerá e quando ele morrer vós recordareis a morte do meu irmão Tecumseh. Vós credes que perdi os meus poderes, eu que faço que o Sol escureça e os peles-vermelhas deixem a aguardente. Digo-vos que ele morrerá e depois dele, todo o Grande Chefe escolhido a cada 20 anos daí em diante, e quando um morrer, todos recordarão a morte de nosso povo. Cquote2.png

Excepção

A eleição de Ronald Reagan em 1980 não foi seguida pela sua morte, dado que Reagan sobreviveu aos oito anos dos dois mandatos. Aos poucos meses da presidência sobreviveu a uma tentativa de assassinato.
Tal como os presidentes que morreram no cargo, Reagan foi sucedido no cargo pelo seu vice-presidente George Bush, o primeiro vice-presidente titular em 152 anos a assumir a Presidência por um motivo distinto da morte ou renúncia do presidente.
Cabe notar que Nancy Reagan, esposa de Reagan, recorreu em várias ocasiões à ajuda de astrólogos[carece de fontes?], pelo que corre o rumor entre os crédulos de que mediante este tipo de ajudas a maldição foi desfeita.

2 comentários:

  1. Acho que pouca gente cá (e mesmo lá) sabia de esta maldição! Muito interessante como isto acontece periodicamente... Claro que podemos dizer que para presidente, normalmente vai homens já com alguma idade, e mais susceptíveis a padecer, mas fica na mesma como uma crença (curiosa) de alguns... já agora, como se lê no Post, esta maldição poderá ter parado com o Reagan, mas daqui a algum tempo, já podemos tirar as duvidas...

    ResponderEliminar
  2. lol muito interessante realmente! Era algo semelhante cá do género se governares mal nos próximos 4 anos, não chegas ao fim do mandato! a ver se assim os nossos políticos não andavam na linha!

    ResponderEliminar