Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

"Matriz" no reino animal...

A formiga carpinteira (Camponotus leonardi) ilustrada na foto abaixo foi infectada e morta por um bizarro fungo "controlador de mentes".
Antes de morrer, a formiga cravou suas presas em uma folha localizada a 25 centímetros acima do solo na Tailândia.
O assassino é o fungo Ophiocordyceps unilateralis, cuja haste marrom-avermelhada pode ser vista saindo da nuca do inseto.
O fungo invadiu o corpo da formiga e passou a manipular seu comportamento.
A posição da invasão e da morte induzida do inseto é ideal para a liberação e disseminação dos esporos ("sementes") do fungo.
Ao que parece, esse controle mental parasítico ocorre há pelo menos 48 milhões de anos.
David Hughes, da Universidade Harvard, e colegas descobriram folhas fossilizadas desse período contendo cicatrizes características da "pegada mortal" das formigas, induzida pelo "controle mental" exercido pelo fungo.
É a primeira vez que esse tipo de controle comportamental foi descoberto em um fóssil.
O achado apoia a ideia de que formigas e fungos têm se enfrentado numa corrida armamentista evolucionária há milhões de anos. 
  

5 comentários:

  1. Incrível o facto de esta planta ou fundo que controla a mente... Digam lá se não parece algo retirado do filme "Matriz" misturado com o "Antz"!
    A natureza realmente evolui para coisas bastante estranhas, e esta é simplesmente fantástica... Que será que a formiga pensa ao ser controlada?

    ResponderEliminar
  2. lol roubaste-me o post pá! quanto ao que pensa a formiga deve ser algo do género: 'Fungo não me leves por este caminho que eu não gosto' e diz o Fungo, 'cala-te e anda oupa quem manda sou eu'! pimba e tá feito! oxalá não arranjem é maneira de criar uma droga a partir do bicho e aí ficamos todos 'zombies ambulantes' tipo Resident Evil! yack!

    ResponderEliminar
  3. Só tenho a dizer que já tenho esta noticia para colocar aqui à 3 meses! lol... Tens de ser mais rápido pá!

    ResponderEliminar
  4. pa tu viste isto nos teus sites manhosos brasileiros, eu aguardei pela notícia oficial que chegou cá a Portugal agora ah ah

    ResponderEliminar
  5. Brasileiros, tudo bem, manhosos? Mas que, noticias aldrabadas queres ver? Meu amigo, antecipei me, e já tinha isto aqui guardado à muito tempo! Mais não digo! lol

    ResponderEliminar