Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Filme da Semana: ´Scream 4 - Gritos 4' (análise)














Ficha Técnica:
Elenco / Créditos

Com: Neve Campbell, Courtney Cox, David Arquette e Emma Roberts
Realizado por: Wes Craven
Argumento: Kevin Williamson
Produção: Wes Craven
Género: Thriller / Terror / Mistério
Data Estreia: 21 Abril de 2011
Distribuidores: Dimension Films

3 comentários:

  1. What’s your favorite scary movie?

    È uma das sagas mais populares do cinema do terror e “ghostface” volta para mais uma incursão de ‘Gritos’, cerca de 11 anos depois do último filme!
    Sidney Prescott (Neve Campbell) gozou quase uma década de paz e sossego sem ter um assassino mascarado atrás dela e dos seus amigos, facto que geralmente culminava num amontoado de cadáveres!
    Mas esse sossego está prestes a ser abalado com este ‘Gritos 4’!
    O filme original de 1996 foi um daqueles raros casos de sucesso… era assustador, um argumento bem escrito, uma boa dose de humor e deixava-vos com o burburinho na barriga à medida que íamos tentando adivinhar a identidade do assassino por detrás da máscara mantida sem segredo até muito perto do final do filme!
    Com duas sequelas pelo meio, usando a mesma fórmula, a verdade é que o original nunca foi verdadeiramente superado… Felizmente para nós, este 4º filme da saga está tão forte e poderoso como o original e deu novo fôlego á série!
    Wes Craven para muitos o verdadeiro mestre dos filmes de terror, volta a tomar as rédeas de ‘Gritos’ e logo nas cenas de abertura, conseguimos sentir-nos imediatamente “em casa”, de volta ao universo dos filmes, numa sequência absolutamente fantástica e original que nos deixa água na boca para o que ainda estará por vir!
    Sem surpresas essas termina inevitavelmente mal para alguém, e dá-se um novo assassinato que por coincidência (ou não) ocorre precisamente na altura em que Sidney volta à pequena cidade de Woodsboro, para promover o lançamento do seu livro onde relata todo o drama por que passou anos antes…
    Muito rapidamente também vemos mais umas caras conhecidas que se juntam a Sidney na tentativa de tentar perceber quem está por detrás desta nova vaga de crimes e porquê… falamos claro de Gale Weathers (Courtney Cox) a irritante jornalista que não olha a meios para atingir os fins, e claro Dewey (David Arquete) que agora subiu de posto e é Xerife da cidade!
    Com o nosso trio reunido, que comece a matança! E se não as vamos ter e de que maneira!
    Claro que para apimentar as coisas a vítima não é só Sidney já que há uma carrada de caras novas para o nosso Ghostface perseguir, entre eles, uma prima de Sidney, Jill (Emma Robers) e rapidamente a história começa a repetir-se à medida que as pessoas mais chegadas a Sidney e os amigos de Jill começam a sucumbir…

    ResponderEliminar
  2. Falando em personagens por vezes dá a sensação que há aqui um leque demasiado grande de seguir, mas é um pequeno senão num filme que mantendo a mesma essência dos anteriores consegue também inovar e adaptar-se aos tempos modernos…
    A par do filme original este 4º título é talvez o que melhor se aproxima em termos de qualidade deste, combinando na dose certa os elementos de terror mas também de comédia… Estão prometidas alguns bons sustos, e algumas mortes estão realmente brutais se bem que aqueles que vão a contar com muito gore possam sair desiludidos… isto afinal não é nenhum ‘Saw’!
    Prometidas também estão também muitas gargalhadas nas partes mais descontraídas dos filmes e algumas cenas a roçar quase a pura estupidez…
    Em última análise, ‘Gritos 4’ é exactamente aquilo que os fãs podem contar, um filme que consegue ser bem divertido e ao mesmo tempo consegue agradar também àqueles que gostam de um bom filme de terror e um assassino misterioso que nos vai deixar a adivinhar quem será até ao rolar dos créditos!
    Tal como os filmes anteriores, o final é absolutamente inesperado e surpreendente causando quase um arrepio na espinha dada a brutalidade e frieza com que nos é apresentado e que tanto funciona para fechar a saga com chave de ouro como pode também servir para dar novo fôlego à franchise, que pelos vistos, está em projecto para nova trilogia!
    E nós cá estaremos para ver mais umas mortes do assassino “engraçado” do cinema!
    Um filme que garante puro gozo! Leva um 4.0 e a classificação de Bom/Aprovado.

    O melhor:
    - A inteligente narrativa sempre um passo à nossa frente; as mortes brutais e originais; as antigas personagens que rapidamente encarnam os seus antigos papeis; as partes mais cómicas e anedotas actuais; o final inesperado e super inteligente!

    O pior:
    - O excesso de personagens secundárias; um pouco mais de gore e sangue não fazia mal a ninguém!

    ResponderEliminar
  3. Bom, Wes Craven é sem duvida um fantástico realizador de terror... e sendo que o filme é o seguimento dos filmes Scream, sem duvida que o apetite em ver este filme é grande... Apesar de muitas vezes o que acontece neste tipo de filmes, o famoso "espremer a laranja até não dar sumo", acho que dado o seu intervalo em relação aos últimos filmes dá mais interesse! Tinha, como é óbvio, conter as personagens e actores originais, o que é mais um ponto a favor! Espero vê lo, e de certo vou gostar dele!

    ResponderEliminar