Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Filme da Semana: 'Paranormal Activity 4 - A.P. 4' (análise)










Ficha Técnica:
Elenco / Créditos

Com: Katie Featherston, Kathryn Newton, Matt Shively, Alexondra Lee, Brady Allen e Aiden Lovekamp
Realizado por: Henry Joost / Ariel Schulman
Argumento: Christopher Landon / Chad Feehan
Produção: Vários
Género: Terror
Data Estreia: 31 Outubro de 2012
Distribuidores: Room 101 / Paramount Pictures


Quando a esmola é muita... o jornal desconfia!

Bem esta notcícia é inacreditável! Mas infelizmente inteiramente verdadeira! ora vejam!

Desconfiados de uma pedinte que percorria as ruas “mais ricas” dos Estados Unidos, com duas muletas por supostamente ter sofrido um acidente de viação, um jornal americano vigiou-a durante todo o dia e descobriu algo de muito interessante…

O futuro... tem asas!

Airbus mostra avião para 2050

A Airbus publicou um vídeo onde mostra como será o avião do futuro. Surpreendentemente, não se preveem muitas diferenças nos modelos dos próximos 40 anos.

Turbinas menores e coladas à aeronave e asas e leme com outros ângulos são as mudanças mais visíveis no avião do futuro previsto pela fabricante europeia Airbus.

Tudo indica que os motores podem vir a mudar e ser alimentados por energias alternativas ou mesmo baterias. A energia gerada pela travagem do avião vai ser recolhida e convertida para alimentar os veículos que orientam o estacionamento e o mecanismo de lançamento de aviões. Num futuro próximo, a Airbus prevê que os aviões sejam lançados por uma espécie de fisga. Desta forma, as pistas poderão ser reduzidas.



Fonte: Exame Informática

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

As 20 Fobias Mais Esquisitas

1. Antropofobia - Medo da sociedade humana ou aglomerações
2. Catagelofobia - Medo de passar ridículo
3. Automatonofobia - Medo de bonecos de ventríloquos
4. Eleuterofobia - Medo de ter liberdade. Mais precisamente, "aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ter autonomia ou responsabilidade"
5. Papafobia - Medo do Papa
6. Alectorofobia - Medo de galinhas
7. Penterofobia - Medo de sogra
8. Telefonofobia - Medo dos telefones
9. Urofobia - Medo da urina ou de urinar
10. Ablutofobia - Medo de tomar banho
11. Hipnofobia - Medo de dormir; horror ao sono
12. Pogonofobia - Medo de barbas e pessoas barbadas
13. Unatractifobia - Medo de pessoas feias
14. Caliginefobia - Medo de mulheres bonitas
15. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - Medo de falar palavras grandes ou complicadas
16. Fobofobia - Medo dos seus próprios medos; de ter algum tipo de fobia
17. Afobia - Medo da falta de fobias
18. Fonofobia - Medo e horror à sua própria voz e pavor de falar alto
19. Catisofobia - Medo de sentar-se.
20. Pantofobia - Medo de todas as coisas, ou todos os medos e fobias em um só. Pantofobia, em seu estado máximo, domina a mente humana de forma a matar o ser sem causas fisicas reais, ou seja, a Pantofobia induz ao suicídio biológico.

Apanhou autocarro para ganhar maratona


Um maratonista britânico decidiu apanhar um autocarro para cortar a meta mais cedo. E conseguiu: ganhou uma medalha de bronze e ainda disse que a corrida foi muito dura. No final, ganhou vergonha e perdeu a medalha. 

 
foto BBC
Apanhou autocarro para ganhar maratona
Rob Sloan
 
Rob Sloan, de 31 anos, correu ao longo de 32 quilómetros na maratona de Salomon Kielder, em Inglaterra. Faltavam cerca de dez quilómetros para o final da competição. Mas Rob Sloan, cansado, decidiu apanhar um autocarro e assim ganhar vantagem sobre os restantes maratonistas.

Saiu na paragem mais próxima da meta, que cortou em terceiro lugar, ganhando a medalha de bronze. Logo no final da corrida disse à BBC que tinha sido uma competição muito difícil.

O "crime" seria perfeito se os outros corredores não tivessem estranhado o facto de Rob Sloan não ter passado por eles. O falso vencedor ainda negou as suspeitas, dizendo que não passavam de boatos risíveis, mas acabou por confessar o delito.

Rob Sloan defendeu-se: disse que estava cansado quando decidiu apanhar o autocarro. Agora, além de desclassificado, corre o risco de ser expulso do seu clube e de ser proibido de voltar a correr em maratonas.

Tenha cuidado a jogar golfe!

Clube de golfe na Austrália é “invadido” por tubarões


Membros de um clube de golfe na Austrália tem algo a mais para se precupar além das suas tacadas. O lago do local está repleto de tubarões.

A invasão ocorreu há alguns anos atrás, quando o lago foi inundado. Atualmente, em torno de seis tubarões vivem no lago do Carbrook Golf Club, que viraram a atração do local. Os animais chegam a medir até 3 metros de comprimento.
Editora Globo
Tubarões são atração em clube de golfe// Crédito: skynews.com
Ver as barbatanas circulando na superfície da água, já virou rotina para os frequentadores do clube. Às vezes, os jogadores param a partida de golfe por alguns minutos para observar os animais.

"Não há drama, se tornou uma coisa positiva para o campo de golfe. Eles são incríveis. Eu me tornei um amante de tubarões desde que estou trabalhando aqui", disse o gerente do local Scott Wagstaff.

Veja o vídeo aqui.

Embora o lago seja abastecido com peixe, Wagstaff às vezes joga carne para encorajar os tubarões para chegar perto da superfície.
Editora Globo
Lago de campo de golfe foi invadido por tubarões // Reprodução

"Tenho certeza que eles são agressivos quando você está na água, mas quando você está aqui fora eles são bonitos de se ver", disse.

O melhor amigo... de uma bébé!

O ditado não é bem assim, mas aqui aplica-se na perfeição!
Ora vejam!

Há animais que são mais do que meros companheiros de estimação, podendo até salvar vidas. Foi o que aconteceu com ‘Duke’ que, de um dia para o outro, se tornou um dos cães mais famosos do momento.

Apelidado de herói pelos seus donos, ‘Duke’ estava ao lado da filha dos seus donos, de apenas nove semanas, quando percebeu que ela não estava a respirar e foi acordar logo os pais da menina.

Segundo o jornal ‘La Vanguardia’, o caso ocorreu em Connecticut, nos Estados Unidos da América.

O cão, que foi resgatado há seis anos de um canil, movimentou-se de forma descontrolada, o que fez os donos perceberem que algo de errado se passava. De seguida, levantaram-se da cama e perceberam que o bebé não estava a respirar. Levada imediatamente para o hospital local, a menina recuperou.

“É o cão perfeito”, sublinhou a sua dona, Jenna, numa reportagem televisiva da ABC.



Fonte:CM

Foto AINDA MAIS GIGANTE!

Há uns dias atrás publicámos aquela que era a maior fotografia de interior já captada e com um detalhe impressionante... hoje subimos um pouco mais a fasquia e apresentámos algo do género mas em plena baixa de Lisboa!
Está brutal!


FOTO XXXXL

Está online aquela que os criadores afirmam tratar-se da "maior fotografia da cidade de Lisboa": tem quase 3 Gibytes de tamanho e é composta por mais de uma centena de imagens, que lhe conferem grande definição e detalhe, mesmo em pormenores que à partida poderiam parecer "longe".

A fotografia, tirada no miradouro de São Pedro de Alcântara, "permite ver em grande detalhe marcos da cidade como o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa, e a Igreja da Graça", assegura a Digisfera, que assina o projecto.

A start-up nacional foi criada em Janeiro, tirando partidos dos conhecimentos de um pai fotógrafo, António Cabral, e do filho, Manuel Bertrand Cabral, formado em engenharia de redes de comunicação, que se especializou no desenvolvimento de visitas virtuais.

A empresa investe em projectos que combinem a fotografia e a informática, apostando, para além dos gigapixel, em produtos interactivos como a fotografia panorâmica 360º, realidade virtual, alta definição, modulação 3D e visitas virtuais.

imagem fornecida pela Digisfera

Na área das visitas virtuais está actualmente a desenvolver trabalhos para o Instituto Superior Técnico, Quinta da Regaleira e Câmara Municipal de Oeiras.

A apresentação do projecto que vai permitir fazer visitas virtuais ao Conselho de Oeiras acontece a 7 de Junho, enquanto a aplicação criada para a Quinta da Regaleira deverá ficar disponível ainda este mês, adiantou ao TeK António Cabral. O trabalho desenvolvido para o IST encontra-se acessível a partir site da Digisfera.

António Cabral não quis avançar números relativos ao investimento neste negócio de família.

A respeito de possíveis usos para imagens como a agora disponibilizada online, mencionou a possibilidade de utilização do recurso em miradouros virtuais da cidade. Embora o Turismo de Lisboa tenha inaugurado, há um ano, os seus próprios Miradouros Virtuais, o responsável defende que nas imagens disponibilizadas por estes "não se consegue fazer zoom como nesta [fotografia]".




Acedam aqui

Fonte: TEK

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ficção tornada realidade!!

Esta notícia parece saída de um argumento de Hollywood, mas não! Vejam lá!

Cientista descobre como prever o futuro

 
Adam Sadilek (Universidade de Rochester): "conseguimos prever a mobilidade humana a longo prazo"Um sistema que localiza uma pessoa com precisão a anos de distância e numa data determinada, com base no seu padrão de comportamento, é já uma realidade.



                                                      
 Adam Sadilek (Universidade de Rochester): "conseguimos prever a mobilidade humana a longo prazo"

Localizar com elevada precisão

Sadilek e a sua equipa analisaram os dados de 703 pessoas (que transportavam sistemas de GPS) relativos a uma grande variedade de períodos de tempo. 
E recolheram 32 mil amostras diárias da localização dessas pessoas.
A partir daqui conseguiram demonstrar que o modelo de previsão utilizado "prevê a localização de uma grande variedade de pessoas com elevada precisão, mesmo a anos de distância no futuro". 
"Vemos a previsão a longo prazo como um processo que identifica motivos e regularidades fortes nos dados históricos das pessoas, que modela a sua evolução através do tempo e que estima as localizações futuras através da projeção dos padrões de comportamento dessas pessoas no futuro", afirmou o cientista checo à publicação online "Futurist Update", da World Future Society (EUA), uma organização com 25 mil membros em mais de 80 países. 
Num artigo assinado por Adam Sadilek e John Krumm, da Microsoft Research, que vai ser apresentado na 26ª Conferência sobre Inteligência Artificial organizada pela Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, que decorrerá de 22 a 26 de julho em Toronto (Canadá), os dois cientistas recordam que "já foi feito muito trabalho de investigação para prever onde poderá estar cada um de nós no futuro imediato, isto é, na próxima hora".
Há de facto muitos modelos de mobilidade a curto prazo, tanto descritivos como preditivos, seja a nível de uma pessoa ou de grupos de pessoas. 
"Mas há uma lacuna na modelação e previsão da mobilidade a longo prazo, e mesmo os modelos focados no longo prazo consideram apenas previsões para as próximas horas".   


Identificar padrões de comportamento

Por isso, o que estes investigadores querem fazer é inédito e muito ambicioso. 
"Pretendemos prever a mobilidade humana no futuro a longo prazo, numa escala de meses e anos", afirmam Sadilek e Krumm. 
Assim, propõem "um método eficiente que identifica padrões robustos e significativos a partir dos dados históricos de localização de uma pessoa,  assinala as suas associações com características de contexto (como por exemplo um determinado dia da semana), e depois usa esta informação para prever a localização mais provável numa certa data no futuro".
Por outro lado, o modelo geral definido pelos dois cientistas faz previsões tanto a curto prazo (horas ou dias) como a longo prazo (meses ou anos), ou seja, "é capaz de trabalhar com os dois tipos de representação de dados". 
 O mais surpreendente é que Sadilek e Krumm demonstraram que "o desempenho do "Far Out" não é significativamente afectado pelas distâncias temporais".


Publicitar serviços, reunir amigos, planear cidades

"Precisa de cortar o cabelo? Dentro de quatro dias você vai estar a 100 metros do cabeleireiro Hair Dream que faz descontos de 20%". 
Esta mensagem recebida no telemóvel poderá ser uma das muitas aplicações, a nível individual, do "Far Out", tal como todo o tipo de spots publicitários, lembretes ou resultados de uma pesquisa pessoal. 
No fundo, são mensagens que consideram todas as localizações prováveis de uma pessoa em datas específicas no futuro.
Para além da escala individual, o "Far Out" poderá ser aplicado a uma escala social, envolvendo as pessoas que nós conhecemos, como sugerir um local, dia e hora conveniente para nos encontrarmos com um grupo de amigos, mesmo quando eles estão espalhados pelo mundo; ou sustentar um sistema de entrega de encomendas em qualquer local onde o cliente se encontre.
À escala de uma população, o "Far Out" poderá ser uma ferramenta decisiva para o planeamento urbano, para modelar a evolução de uma área metropolitana ou de uma região, em realidades tão diversificadas como o trânsito automóvel, o consumo de energia e de água, a qualidade do ar, a procura de habitação, ou a construção de infraestruturas de telecomunicações. 
Tudo porque identifica os padrões da actividade das pessoas e pode também detetar comportamentos pouco habituais.  


Fonte: Expresso



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Tebowing: Imitar um jogador de futebol americano orando é a nova mania na internet

A pose é vista como piada e recebeu o nome de Tebowing

 

Tirar fotos em poses pré-determinadas não é novidade na internet. Recentemente o planking foi uma febre mundial. Milhares de pessoas, inclusive celebridades, postaram fotos “pranchando”, ou seja, deitados, duros como uma tábua.

 

Tebowing: Imitar um jogador de futebol americano orando é a nova mania na internetDepois vieram o Owling (imitando uma coruja) e o Tepoting (imitando uma chaleira). A nova mania atende pelo nome de Tebowing e trata-se de uma homenagem ao zagueiro de futebol americano Tim Tebow. Ele joga pelo Denver Broncos e é um cristão comprometido.

Depois de comemorar um ponto que deu a vitória ao seu time, ajoelhando e orando, enquanto todos os seus companheiros vibravam, a pose ficou famosa.

Logo surgiram as primeiras “homenagens” e já existe um blog no Tumblr , o Tebowing.com, que coleciona imagens dos internautas. O site descreve o propósito: “dobre um joelho e começar a orar com uma mão na cabeça, de preferência quando todo mundo ao seu redor está fazendo algo completamente diferente”.

O The Wall Street Journal publicou na semana passada uma matéria que deu destaque a essa tendência. Ele destaca que as pessoas fizeram a pose Tebowing em frente ao Capitólio, na Coréia e em uma sala de operação, em frente à sede da Chrysler, em um banheiro, e imitando a capa do disco Abbey Road dos Beatles. Até mesmo crianças estão aderindo e já há uma pose dessas esculpida em uma abóbora.
Parece que “pai” da ideia é Jared Kleinstein, natural de Denver e torcedor dos Broncos. Ele conta que estava assistindo o jogo de domingo com alguns amigos no Sidebar, em Nova York. Foi então que, no final
do jogo contra o Miami Dolphins, Tim Tebow fez uma jogada surpreendente que lhes garantiu a vitória.

A pose é vista como piada e recebeu o nome de Tebowing “Todo mundo estava pulando e comemorando e notamos que Tebow estava parado, orando. Aquilo foi hilário”, disse o torcedor. Quando eles saíram do bar, Kleinstein convenceu seus amigos a tirar uma fotografia imitando Tebow, e postou a foto no Facebook.
No dia seguinte, ele viu outras imagens semelhantes na rede social e iniciou um Tumblr dedicado ao Tebowing. Em menos de uma semana, o site tinha recebido mais de 120.000 vistas. A expressão já foi um dos assuntos mais populares no Twitter dos EUA.

Ar quente pode ser o combustível do futuro

Um empreendedor australiano, Roger Davey, quer construir uma estrutura que capte o ar quente e o converta em energia para fornecer várias cidades.

 
foto geelongadvertiser.com.au
Ar quente pode ser o combustível do futuro
Estrutura vai usar ar quente para energia eléctrica
 

A ideia de Davey é alojar, no deserto do Arizona, nos Estados Unidos, uma estrutura com mais de 790 metros de altura que capte o ar quente. À medida que o ar quente se iria mover dentro da torre, a força de 32 turbinas em rotação iria criar energia mecânica que, através de geradores, seria convertida em energia eléctrica.

Segundo a empresa de Davey, a EnviroMission, a estrutura teria capacidade para gerar cerca de 200 megawatts de energia, suficientes para fornecer 100 mil habitações. Citada pela estação televisiva CNN, a empresa esclarece que pretende ser uma fonte suplementar de energia, livre de emissões de carbono.
"Uma das coisas mais importantes que diferencia isto de qualquer outra coisa é a habilidade de produzir energia quando for necessário", explica Davey. Segundo os especialistas, esta nova fonte eléctrica apresenta-se em vantagem perante a energia solar (que não é produzida durante a noite) e a energia eólica (que não é produzida em dias sem vento).

A EnviroMission afirma que, caso o projecto avance, a torre irá manter-se activa por 80 anos, um limite que ultrapassa em larga escala o tempo de funcionamento de um campo de painéis solares. Davey adianta que a estrutura irá ter um custo total de 750 milhões de dólares, algo como 551 milhões de euros.
Por outro lado, Mohammad Taslim, professor de Engenharia Mecânica na Northeasten University, refere que é preciso ter em conta se a estrutura vai ser, ou não, economicamente viável, e se é possível o alcance dos 200 megawatts de produção.

Por agora, Davey sublinha que a concretização do projecto depende da combinação de factores políticos, políticas ambientais e do baixo custo dos combustíveis fósseis.

"Nanobandagens" russas



A inovadora bandagem curativa VitaVallis, elaborada por um grupo de cientistas siberianos e apresentada ao público em 2011, vai passar a ser utilizada em 2012 em hospitais da África, Índia e dos países do Oriente Médio. A bandagem, fabricada com nanotecnologias, permite reduzir consideravelmente o tempo necessário para a cura de queimaduras, úlceras tróficas, escaras e outras feridas. No presente momento, o curativo só pode ser achado em farmácias russas.

A ação antibacteriana dos nanocurativos "retira" os micróbios da ferida com a ajuda de interação eletroestática, sendo estes depois absorvidos pela bandagem.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Filme da Semana - 'Looper: Reflexo Assassino' (análise)







Ficha Técnica:
Elenco / Créditos

Com: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis e Emily Blunt
Realizado por: Rian Johnson
Argumento: Rian Johnson
Produção: Vários
Género: Acção / Ficção / Thriller
Data Estreia: 11 Out, de 2012
Distribuidores: Film Distric / DMG Entertainment

Momento Músical (27)

E como algum tempo não se metia cá um tema, cá vai um muito especial...
Trata-se do novíssimo tema principal do novo filme do agente secreto mais famoso do mundo, 007 - Skyfall, cantado pela belíssima voz de Adele e que estreia brevemente
Se o filme estiver tão bom como a música, temos sucesso garantido!!

Adele - 'Skyfall'


Letra:

This is the end
Hold your breath and count to ten
Feel the Earth move and then
Hear my heart burst again
For this is the end
I've drowned and dreamt this moment
So overdue, I owe them
Swept away, I'm stolen

Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all
Together
Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all together
At skyfall
At skyfall

Skyfall is where we start
A thousand miles and poles apart
Where worlds collide and days are dark
You may have my number
You can take my name
But you'll never have my heart

Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all
Together
Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all together
At skyfall

At skyfall
When it crumbles
We will stand tall
At skyfall
When it crumbles
We will stand tall

Where you go, I go
What you see, I see
I know I'd never be me
Without the security
Of your loving arms
Keeping me from harm
Put your hand in my hand
And we'll stand

Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all
Together

Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all
Together
At skyfall

Let the sky fall
We will stand tall
At skyfall

FOTO GIGANTE!














Foi colocada online este mês e o autor, Jeffrey Martin, afirma tratar-se da maior fotografia de interior alguma vez tirada. Na verdade, é composta por 3.000 fotos, "coladas" para formar esta imagem de 280.000 por 140.000 pixéis.

Feitas as contas, são cerca de 40 gigapixéis, ou 40.000 megapixéis, que se traduziriam numa impressão de 23 metros de comprimento. Mas não é isso que se pretende: o trabalho foi antes colocado online, na comunidade 360 Cities, fundada pelo autor da imagem e que aloja fotografias a 360º graus de várias partes do mundo - incluindo Portugal.

No site, qualquer internauta (com um computador que não se atrapalhe com o processamento gráfico) pode verificar, na prática, a impressionante definição da foto, onde todos os detalhes podem ser inspeccionados ao mínimo detalhe. Zoom é que não lhe vai faltar...

Acesso em: http://www.360cities.net/gigapixel/strahov-library.html
Fonte: TEK SAPO

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Explicações da ciência



Mary King's Close
Imagem cedida por Grupo Continuum
Mary King's Close, Edimburgo, Escócia
Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, estuda o fenômeno da assombração na Grã-Bretanha. Ele tem estudado lugares considerados assombrados, como a Haunted Gallery, no Hampton Court Palace, a Edinburgh Vaults e o Mary King's Close. Primeiro ele consultou registros escritos e entrevistou funcionários para determinar exatamente onde, em cada lugar, as pessoas registraram ocorrências de fantasmas. Depois ele pediu que os visitantes documentassem suas experiências e registrassem qualquer coisa fora do comum. Seus resultados têm sido bastante consistentes: as pessoas registram mais experiências estranhas nas áreas onde outros já passaram por fenômenos incomuns no passado. Em outras palavras, as pessoas têm mais experiências fantasmagóricas nos lugares que parecem ser os mais assombrados, o que é verdade, independentemente de as pessoas conhecerem ou não a área previamente ou sua história fantasmagórica. Entretanto, as pessoas que dizem acreditar em fantasmas ou que já souberam de alguma ocorrência sobrenatural num lugar específico relatam acontecimentos estranhos com mais freqüência.
Essas descobertas podem dar base à idéia de que um prédio pode ser assombrado. Os projetos de But Weisman também envolveram a procura pela fonte dos fenômenos aparentemente paranormais. Além de reunir registros de acontecimentos estranhos, ele avaliou as condições físicas de cada lugar assombrado. Ele e sua equipe usaram instrumentos para medir luz, umidade, som e campos magnéticos, e suas medições sugeriram que os sinais de que um prédio é assombrado normalmente têm uma causa racional, física. O site The ghost experiment (em inglês) inclui resumos de várias das experiências de Weisman.
Outros pesquisadores usaram métodos parecidos para tentar determinar as causas de uma ocorrência fantasmagórica. Embora ninguém tenha provado conclusivamente que fantasmas não existem, os pesquisadores propuseram um número de explicações alternativas sobre causas físicas ou psicológicas para as experiências estranhas. Algumas são simples: as pessoas podem ter alucinações ou confundir reflexos, sombras e barulhos indefinidos com fantasmas. Outras teorias são mais complexas. Seguem alguns exemplos.

Campos elétricos e magnéticos

Em alguns lugares assombrados, os pesquisadores mediram campos magnéticos maiores do que o normal ou que tinham flutuações incomuns, que podem ser fenômenos localizados, ocorrendo em razão de equipamentos eletrônicos ou formações geológicas. Podem, ainda, fazer parte do campo magnético da Terra.


O campo magnético da Terra interagindo com o vento solar
Foto cedida pelo consórcio SOHO. O SOHO é um projeto de cooperação internacional entre a ESA e a Nasa.
 
O campo magnético da Terra interagindo com o 
vento solar 
 
Alguns pesquisadores sobre paranormalidade consideram isso como prova de presença sobrenatural: os fantasmas criam o campo. Outros sugerem que esses campos possam interagir com o cérebro humano, causando alucinações, vertigem ou outros sintomas neurológicos. Alguns pesquisadores teorizaram que essa é uma das razões pelas quais as pessoas relatam mais ocorrências fantasmagóricas à noite. Em razão da forma como o vento solar interage com a magnetosfera da Terra, o campo magnético do planeta se expande do lado escuro. Alguns pesquisadores trabalham com a hipótese de que esse campo expandido interage mais ativamente com o cérebro humano.
Pesquisadores médicos também estudaram os efeitos dos campos elétricos no cérebro humano. O estímulo elétrico no giro angular do cérebro, por exemplo, pode causar a sensação de haver alguém atrás de você, imitando seus movimentos. O estímulo elétrico para diferentes partes do cérebro também causou alucinações ou experiências de quase morte.


Ilustração do cérebro com os giros angulares destacados


Fantasmas no cérebro
Pessoas podem pensar estar vivendo uma experiência sobrenatural enquanto dormindo ou em estado de consciência alterado. Por exemplo: os céticos usaram a paralisia do sono ou o transe hipnótico para explicar encontros nos quais as pessoas vêem espíritos enquanto estão na cama, impossibilitadas de se mover ou de fugir. O transe hipnótico acontece com a maioria das pessoas pelo menos uma ou duas vezes na vida, embora isso seja bem mais comum em pessoas epiléticas ou com certos distúrbios de sono.
Temperatura

As áreas frias são um fenômeno comum em prédios considerados assombrados. As pessoas descrevem quedas bruscas de temperatura ou lugares frios localizados em um ambiente que estava quente. Normalmente os pesquisadores conseguem encontrar uma fonte específica para a área fria, como uma janela resfriada ou chaminé. A sensação de temperatura mais baixa também pode acontecer em razão da baixa umidade. No estudo de Wiseman na Mary King's Close, os lugares considerados assombrados eram significativamente menos úmidos do que os outros.

Ondas sonoras de baixa freqüência

Pesquisas demonstraram que as ondas sonoras de baixa freqüência, conhecidas como infra-som, podem causar fenômenos que as pessoas normalmente associam com fantasmas, o que inclui sensação de nervosismo e desconforto, bem como a sensação de alguma presença no ambiente. As ondas sonoras também podem fazer os olhos dos seres humanos vibrarem, causando a visualização de coisas que não estão lá. Normalmente essas ondas têm freqüências menores de 20 Hz; portanto, são muito baixas para que as pessoas realmente as percebam. Em vez de perceberem o som em si, as pessoas percebem seus efeitos.
Algumas vezes os pesquisadores conseguem localizar a fonte do som. O artigo "The Ghost in the Machine", de Vic Tandy e Tony Lawrence, descreve uma onda imóvel de baixa freqüência produzida por um ventilador. A onda sonora desapareceu depois que os pesquisadores mudaram o ventilador de lugar. Quando a onda se dissipou, o mesmo aconteceu com os sintomas de assombrações no prédio. Você pode aprender mais sobre infra-som no site Infrasonic (em inglês).
Os pesquisadores mais céticos acreditam que o fenômeno fantasmagórico tenha explicações racionais. Entretanto, aqueles que tentam provar a existência de fantasmas dizem que, embora algumas ocorrências tenham explicações racionais, outras só podem ter se originado de forma sobrenatural. Independentemente do fato de os fantasmas serem reais ou não, muitas pessoas os acham fascinantes. Essa fascinação tem um número de causas prováveis, desde a curiosidade sobre o que acontece com as pessoas depois da morte até a idéia reconfortante de que os entes queridos que já morreram estão por perto. Histórias sobre fantasmas, como as lendas urbanas, também podem expressar o medo que as pessoas têm do desconhecido.
Por outro lado, em seu relatório sobre Indicadores de Ciência e Engenharia, a National Science Board (NSB - Junta Nacional de Ciência) declara que a crença na paranormalidade pode ser perigosa. Segundo a NSB (em inglês), acreditar na paranormalidade é um sinal de diminuição na capacidade de pensar em coisas importantes e de tomar decisões diárias. De qualquer forma, uma vez que é virtualmente impossível provar que algo não existe, as pessoas provavelmente continuarão acreditando em fantasmas e em casas assombradas, principalmente pelo fato de ocorrências inexplicáveis poderem acontecer a qualquer momento.

Ai esta Espanha a continuar a ganhar...

Espanhol venceu Mundial de Estátuas Humanas




A cidade holandesa de Arnhem recebeu a sétima edição do Campeonato Mundial de Estátuas Humanas. O vencedor foi o espanhol Jaime Jurio.
 
foto DR
Espanhol venceu Mundial de Estátuas Humanas
Jaime Jurio venceu o campeonato
 

A figura premiada, intitulada "Crash", representava uma queda de costas sobre caixas de cartão. Jurio vestia um casaco azul, umas calças vermelhas e usava uma mochila. Para dar mais realismo à queda que recriava, sobre a sua cabeça flutuavam uma garrafa de água e uns auriculares amarelos.

O vencedor espanhol conhece bem a arte de rua. Em 2010 já se tinha apresentado em Vitoria e Zaragoza sentado numa cadeira invisível. Vestido e pintado de cinzento, era criada uma ilusão óptica. Jaime Jurio não revelou o truque.

O festival é uma iniciativa holandesa que ganhou adeptos em todo o mundo. Este ano reuniu cerca de 400 mil pessoas no sul da Holanda. Cerca de 200 artistas decoraram a cidade de Arnhem. As estátuas humanas eram divididas em três categorias: crianças, aficcionados e profissionais.

Para o campeonato mundial celebraram-se fases eliminatórias na Bélgica, Roménia, Polónia, Ucrânia e Honduras. O júri da final era formado por especialistas do teatro, da cenografia, da interpretação e da produção artística da Austrália, EUA, França e Holanda.

A cidade portuguesa de Espinho, e a capital argentina, Buenos Aires, têm o seu próprio concurso de estátuas humanas